IBBN - Dourados / Logo
 
  Sii - IBBN  
Louvor, Adoração e Compromisso
Com a Palavra de Deus
 
AUDIO MP3
FOTOS
VÍDEOS
MISSÕES
NOVIDADES
PÃO DIÁRIO
ESTUDOS
AGENDA
CONTATO
 
PÃO DIÁRIO / DevocionaIS Voltar
   
Pão DiárioFirmando um acordo com o povo

Naquele dia Josué firmou um acordo com o povo em Siquém, e lhe deu decretos e leis. (Josué 24.25)

Javé é um Deus de aliança. Ele mesmo firmou seu compromisso conosco prometendo-nos solenemente: “Eu serei o seu Deus e vocês serão o meu povo”. Tudo começou com Abraão, e continuou com Isaque, Jacó e José. Moisés não tinha dúvidas de que seu ministério era em cumprimento à promessa. E agora, Josué precisava ter certeza de que estava caminhando na mesma direção. Assim, o livro de Josué começa e termina com referências importantes à aliança. Depois que os israelitas cruzaram o Jordão, Deus ordenou a Josué que fizesse facas de pedra e circuncidasse os israelitas, uma vez que a circuncisão era o sinal da aliança e não havia sido praticada durante os quarenta anos no deserto. Depois de circuncidados, eles então estariam qualificados para celebrar a Páscoa.

O livro de Josué conclui com a renovação da aliança em Siquém. O mais admirável aqui é que, ao apresentar a aliança, Josué deliberadamente seguiu o modelo dos tratados de vassalagem (descobertos recentemente no antigo Oriente Próximo) firmados entre os povos conquistados e o rei ou conquistador. Após a introdução das partes interessadas, seguia-se um breve histórico. A seguir vinham as condições do tratado e uma lista de testemunhas. A parte final incluía bênçãos para aqueles que o cumprissem e advertências no caso de rompimento. Todos esses aspectos do tratado dos vassalos podem ser encontrados em Josué 24.

Os seguidores de Jesus Cristo são herdeiros da aliança de Deus com Abraão. O batismo e a ceia do Senhor são sinais daquilo que Jesus chamou de “a nova aliança”, correspondendo à circuncisão e à Páscoa no Antigo Testamento. Os tratados de vassalagem precisavam ser renovados anualmente, mas a nossa aliança com Deus deve ser renovada diariamente, ou pelo menos, todas as vezes que participamos da Ceia do Senhor.

publicado dia: 21 de fevereiro de 2017
fonte: http://ultimato.com.br/sites/devocional-diaria/2017/02/20/autor/john-stott/firmando-um-acordo-com-o-povo/

 
Pastoral
Como os hipócritas
24 - FEVEREIRO

Pastoral
Desejos pecaminosos
23 - FEVEREIRO

Pastoral
De modo algum jure
22 - FEVEREIRO


Pastoral
Você é Um Discípulo?
14 - FEVEREIRO

Pastoral
Um Sinal dos Tempos
13 - FEVEREIRO

Pastoral
A Grande Comissão
10 - FEVEREIRO

Pastoral
O Que os Novos Cristãos Precisam
07 - FEVEREIRO

Pastoral
Inegável
06 - FEVEREIRO

Pastoral
O Nosso Intercessor
31 - JANEIRO

Pastoral
Palavras ao vento
16 - JANEIRO

Pastoral
Mais Importante Que Deus?
13 - JANEIRO

Pastoral
A "Hora Certa" é Agora
12 - JANEIRO

Pastoral
O Que Mais Me Surpreende
11 - JANEIRO


 
 
 
IBBN - Dourados / Logo
A Igreja Congregações Fotos Vídeos Estudos Novidades Agenda Contato
Facebook   Twitter   Youtube   Youtube

IBBN - Igreja Batista Boas Novas End.: Manoel Rasselen nº1205 / Jardin Vista Alegre, Dourados-MS / CEP: 79813-070 / Fone: 67 - 3425-4545
Flag Brasil - Logo